Tuesday, December 30, 2014

INSPIRAÇÂO: SÓ PODIA SER ... OS SALDOS!


Uma Aventura nos Saldos da Zara



 Eis que o dia mais esperado do ano chegou! Não, não é o Natal… é o dia a seguir, a seguir, a seguir ao Natal.

Desconheço se o facto de o dia 28 de dezembro – data oficial de início dos saldos na Zara – ser o dia mais esperado do ano define os tempos que vivemos, mas, temo que isso não abone muito a nosso favor se pensarmos que nesse mesmo mês houve acontecimentos dos mais importantes no calendário laico e religioso. O nascimento de Jesus, a Restauração da Independência ou o Dia de Nossa Senhora da Conceição, para já não falar do último e mítico dia do ano, são acontecimentos menores face ao culto moderno dos saldos da Zara.
Acho até que devido à enorme proporção tomada pelo dia que marca o início do caos Zara, o governo em vez de restabelecer o feriado de 1 de dezembro, pense em conceder um feriado móvel para o dia oficial de abertura dos “zaldos” já no próximo 2015. Teria os votos garantidos de grande parte do mulherio que assim ficaria com o dia livre para “zazar” evitando engarrafamentos de tráfego e outros inconvenientes para quem vai ali só à FNAC ou à Worten.  

De facto nada tem de racional este caos que se instala nas lojas Zara nos primeiros dias de saldos. A confusão é abissal, as feiras ao pé disto são um evento elitista, as empregadas suspiram cansadas e ainda com menos paciência que o habitual, proferindo o usual “O que há está à vista” ainda com mais enfâse. Mas, nada está à vista, há roupa pelo chão, pisada, esmagada, suja, desbragada, rota, amassada, manchada de maquilhagem, rebentada por quem veste o 40 e quer caber num XS “porque não há maior”… filas intermináveis nas caixas, homens dispostos a servir de cabides para casacos, sapatos, acessórios e que mais que as mulheres lhe vão enfiando a torto e a direito para cima. Crianças birrentas e entediadas a fazer dos provadores parques infantis. Um calor tropical que convida as mulheres a ficarem em soutien para provarem tudo e mais alguma coisa que depois, provavelmente, só vão vestir para aí uma ou duas vezes. Promessas de fechar a boca a tudo o que seja mais calórico do que uma folha de alface para caber naquelas calças que só há em 34. Ida ao McDonalds a seguir para contentar a criançada altamente chateada.
E a aventura irá repetir-se uma e outra vez nos dias seguintes porque há sempre novidades, coisas novas a chegar dos armazéns e números novos provenientes das trocas que há uma sede nunca vista de Ms e Ls.

 Tudo isto é ainda mais inexplicável porque se virmos bem os produtos nestes primeiros tempos de saldos têm descontos que não chegam aos cinco euros e em alguns casos não passam de uns cêntimos. Porque é nestas alturas de stress que somos levados a fazer compras por impulso porque sim, porque é um falso barato, porque até há no nosso tamanho. Porque é sempre bom termos mais um vestido preto/ casaco beringela/carteira dourada/sandálias altíssimas para usar naquela ocasião especial que nunca chega e que quando chega nos apetece comprar algo que tenha a ver com a nossa disposição do momento. Porque somos tentados a comprar o que não tem nada a ver connosco mas que supostamente está na moda que entretanto passou e nós nem demos por isso. Porque somos tentados a comprar dezenas de versões do mesmo produto em cores diferentes mas em tudo semelhantes e depois parece que andamos sempre de farda e à conclusão inevitável de que “Não temos nada para vestir”.

É verdade que também eu vou à moderna catedral “zazar” nestes dias, mas, o que eu faço é investigação sociológica. Esta é a minha desculpa, certamente que são capazes de inventar outras tão boas quanto a minha. Mas, também é certo que raramente compro. Só o faço quando encontro algo especifico que “guardei” há muitos meses atrás no cesto do site e só quando ele atinge um preço realmente baixo, nunca abaixo dos 50%. Mas, isso só acontece mesmo no fim dos saldos porque tenho a sorte genética de calçar o 40 e conseguir enfiar-me num XS sem o sacrifício da alface (não, não vos digo isto para vos atazanar… é verdade.)  

O que eu amo na época dos saldos é mesmo ir a lojas que durante o ano jamais entraria e que aí sim se podem encontrar bons investimentos. Como é o caso de um casaco comprido camel de corte clássico que está nos 30% numa boutique exclusiva da Avenida da Liberdade e que espero desesperadamente que chegue pelo menos aos 70%, ficando ao preço Zara mas com a qualidade da marca … (ah! Não digo eheh!).

Agora se se quiserem ir matar-se para os saldos da Zara, arriscarem-se a ficar com uma unha de gel enfiada no fecho dos jeans onde tentam desesperadamente caber, com as extensões de pestanas dentro de uma camisola de lã XXL ou com os cabelos nas mãos de uma concorrente desleal que puxou o mesmo casaco, fiquem à vontade. Depois, não se queixem que vão para casa cheias de sacos de roupa igualzinha à que têm em casa ou com peças tão diferentes que só vão dar uso no Halloween. Não digam que não vos avisei!                

No comments:

Post a Comment